Pesquisar no site


Contato

PJ News Jornal da Pastoral da Juventude

NAPAX

 

NAPAX

pop/rock

 

formada por Helio Duka, Flavio Chiaradia, Henrique Racz e Celso Prudente.

 

www.myspace.com/napax

@napaxoficial

  

  

Entrevista com o cantor Hélio Duka

23 anos,  Vocalista e Guitarrista da Banda NAPAX

 

 

(PJ News) Como que surgiu a Banda NAPAX? Fale um pouco como tudo começou.

Nós crescemos em um mesmo meio, participávamos do mesmo grupo de oração, as aldeias de vida que são de criação do Pe. Pedro Cunha. O Celso e o Flávio já tocavam juntos e eu sempre me inspirei vendo eles tocarem. Surgiu uma oportunidade depois de muito tempo e nos encontramos de novo, juntamos nossos idéias, gostos musicais e idéias de missão. Assim surgiu a banda NAPAX.

 

 

(PJ News) O porquê do nome  “NAPAX”?

Na verdade foi um sonho, estávamos na fase de criação, com o cd praticamente pronto e com a preocupação de escolher um nome para a banda, fizemos uma folha e colocamos várias sugestões e ficamos rezando para que viesse o nome mais apropriado. O Celso (Baterista) levou essa folha para a casa dele e dormiu, deixando-a ao lado da cama. De madrugada ele acordou com um sonho e no escuro mesmo pegou uma caneta e escreveu no papel, quando acordou e foi ler, tinha escrito NAPAX, que era um termo usado em todos os e-mails (fique NAPAX). Levou para a banda, ficou um nome forte, todos gostaram. Esse nome significa paz em latim. Pesquisando, achamos um símbolo da paz, que ganhou o prêmio Nobel. Esse símbolo era uma bandeira da paz levadas para várias guerras, e o nosso símbolo é uma releitura desses.

 

 

(PJ News) Qual é o objetivo missionário da banda NAPAX?

Atingir a todo público que está dentro da igreja, mas, principalmente, independente de religião, crença, política, levar o nome de Deus e a Paz a todas as pessoas.

 

 

(PJ News) Conte-nos, para a galera da Pastoral da Juventude de São Cristóvão sobre a sua música de trabalho, que esta estourando em todas as rádios católicas, “Passageiro”.

 A música “Passageiro” é música com um sentido muito forte, ela quer dizer que a vida é muito curta. E nós temos que viver como se cada dia fosse o último. Nós somos passageiros nessa vida, e temos que aproveitá-la com todo amor que Deus nos deu.

 

 

(PJ News) Quais são as expectativas de  seu primeiro trabalho, CD gravado?

 O pessoal pode esperar um cd bem diversificado com relação a gosto, dinâmica, um jeito diferente de tocar, de composição, de letra dentro da música cristã.

 

 

(PJ News) Que banda e estilo inspirarão a banda NAPAX em suas composições, o que levou a esse direcionamento musical rocking roll embalado por religião?

Temos várias referências, primeira referência forte que temos em arranjos são os Beatles, Foo Fighters, Incubus, Rosa de Saron. Cada um gosta de um estilo diferente dentro da banda. Eu escuto muito U2, uma outra banda cristã chamda Sweet Foot. Gostamos de música boa, que passe uma mensagem boa, sem rótulos.

 

 

(PJ News) Como vocês percebem a importância de levar a mensagem de  Deus através do Pop Rock em suas canções para um público jovem?

Creio que seja de total importância, porque a música é o meio mais rápido, como se fosse um injeção na veia, pois o jovem é movido por música, cem por cento movido por música, seja o estilo que for, está escutando música pelo celular, computador, mp3, uma maneira fácil de atingir o jovem. O jovem assimila a mensagem de Deus muito mais rápido com a música.

 

 

(PJ News) Que banda e estilo inspirarão a banda NAPAX em suas composições, o que levou a esse direcionamento musical rocking roll embalado por religião?

Inspirados em cantores do meio secular, como Legião Urbana, procuramos levar o nome de Deus e as mensagens de paz e amor em uma batida diferente, com um pop rock.

 

(PJ News) Como foi o chamado de vocês para a missão de evangelizar através do bom e velho rock n roll  usando a palavra de Deus? Trazem alguma experiência na bagagem?  Algum testemunho que gostariam de compartilhar? 

Um fato que me recordo muito bem, estávamos tocando em um encontro de formação, era uma segunda-feira, e em uma das músicas passava em frente ao salão um rapaz que parou no meio da rua para escutar. Tempos depois vi esse jovem no nosso encontro e ele partilhou para meu pai, que naquele dia que ele ouviu a música, ele estava indo se matar, e passando por ali, se sentiu tocado pela música e não fez o que planejava. Esse é um momento que eu nunca mais irei esquecer.

 

 

(PJ News) Que mensagem a banda gostaria de deixar para a Pastoral da Juventude?

Galera, ouçam muita música, música boa. Prestem atenção nas letras, nas mensagens. Ouçam o que Deus tem a dizer para vocês, Deus nos dá sinais a todos os momentos, mas as vezes não estamos aberto ao que Ele tem oara a gente, são pequenos gestos que fazem você sentir a presença de Deus, até mesmo em um tropeção, quando ao invés de você chingar, você apenas sorri... Deus está aí, ao seu lado e é possível sim curtir a juventude e ser de Deus. Como dizia o Papa João Paulo II “Precisamos de santos que bebam coca cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, escutem música.” Minha mãe sempre me diz uma coisa que levo comigo: “Ser do mundo e não pertencer a ele!” Com certeza é possível. E todos vocês Fiquem NAPAX!!!