Pesquisar no site


Contato

PJ News Jornal da Pastoral da Juventude

Edição 3 - Dia de São José e Manhã do circo com a catequese

20/03/2011 14:13

 

Dia de São José

 

De Edições PJ News

 

No dia 19 de março, Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. 
 

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo. "Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).


O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.


São José, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

 

 

Reciclagem

 

De Edições PJ News

 

    A produção de produtos descartáveis e embalagens aumentou desde a década de 80, fazendo crescer, conseqüentemente, a produção de lixo nas cidades.

ONG’s e alguns governos cobram atitudes responsáveis das empresas para que haja a preservação do meio ambiente. 

Em alguns lugares já existem atividades que visam dar ao lixo uma nova destinação, como a coleta seletiva e reciclagem dos materiais.

 A reciclagem contribui para a preservação o meio ambiente. Muitos materiais podem ser reaproveitados, como o  vidro, o alumínio, o papel e o  plástico. Assim, diminui-se a poluição do solo, da água e do ar. E não é só.  Essa atitude contribui também, para a economia. Muitas empresas já usam a reciclagem para diminuir os custos da produção. Existem centros de reciclagem pelo mundo, onde muitos materiais são reciclados e usados para fazer artefatos e,  posteriormente, serem vendidos, como forma de sustento de muitas famílias.

A natureza nos da tudo o que precisamos para nossa sobrevivência, cabe a nós saber utilizar e reutilizar para vivermos em um mundo mais limpo.

 

Bárbara Sirieiro

 

 

 

Manhã do circo com a catequese

 

 

De PJ News Dia do Circo

   

No dia 26 de março, a Pastoral da Juventude promoveu um momento de diversão junto à catequese. Aproveitando a proximidade com o Dia do Circo foi realizada a manhã do circo, no pátio da igreja, com muitas brincadeiras e alegria. Houve também uma encenação teatral com o tema consciência ambiental inspirada na Campanha da Fraternidade 2011.

Com essa atividade o Grupo Jovem Nova Geração e Grupo Anjos de Maria buscaram interagir com as crianças e com a catequese levando sempre a mensagem de nosso Senhor. Como Jesus nos ensinou devemos ser como crianças se quisermos ir ao céu.

A princípio essa frase pode parecer um pouco complicada, entretanto expressa qualidades essenciais de um cristão: ter a mente limpa e o coração puro. “Quando uma criança, Cristo em mim fez nascer, pude compreender o que Deus quer de mim: sinceridade, amor, perdão e paz, só uma criança pode ter”.

 

Yasmin Santana

  

 

Grupo Jovem de São Cristóvão visita Grupo Jovem da Comunidade de Vila do Sol

 

O último dia 03 de abril foi mais um domingo de muita alegria, dança, música e é claro: oração . Os grupos de jovens da Paróquia de São Cristóvão: Nova geração e Anjos de Maria, foram visitar o Grupo Jovem da comunidade Vila do Sol.

Acolhidos com uma bela recepção, houve momentos de muita diversão, com direito até a dinâmica, cujo tema abordado foi a “União segundo 1 Coríntios 12, 12-27, na qual o trecho principal transcrevemos: “Pois, assim como o corpo é um só, embora tendo muitos membros e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo; assim também Cristo.”

Os jovens puderam refletir sobre a unidade orgânica da Igreja em suas vidas, e ainda, como o trabalho conjunto pode levar as pessoas a conquistar a vitória em uma vida de irmãos unidos.

 

  Raquel F. G. Sesma

 

 

De Edições PJ News

 

 Entrevista com participante do Grupo Jovem!

  

 

Para quem não sabe, Lobão é um dos integrantes mais antigos da Pastoral da Juventude na Paróquia de São Cristóvão. Com 24 anos, ele já presenciou várias fases da Pastoral. Está no Grupo Jovem Nova Geração há quase 10 anos, e nunca cansa de se doar.

Esteve presente em quase todos os retiros na Canção Nova e todo ano faz de tudo para ir ao DNJ (Dia Nacional da Juventude). Com certeza, Lobão é o participante que mais se preocupa com a Pastoral. Faz de tudo para ajudar, mesmo nos momentos mais difíceis.

Amigo de todos que é ele contagia a muitos com sua alegria e irreverência. Não há tempo feio para Lobão, pois para ele, em se tratando de “Grupo Jozem” como ele mesmo fala, o importante é servir. E não é só a Pastoral da Juventude que tem grande apreço por Paulo Henrique. Outras pastorais e movimentos estão sempre contando com ele, em especial a Ação Social e a Catequese, que com muito carinho sempre lhe dá uma atividade.

 

É com muito carinho que conversamos com ele:

  

1. Há quanto tempo você participa do Grupo Jovem e o que mudou desde o seu primeiro ano de Grupo?

 Lobão: Tenho mais de 5 anos de Grupo Jovem. Em todos esses anos eu adquiri novas amizades, saí bastante com o pessoal, fizemos viagens juntos à Canção Nova.

 

2. Quais foram os momentos que marcaram sua vida no Grupo Jovem? Por quê?

 Lobão: Quanto eu comecei a trabalhar junto com a Coordenação. Fiquei feliz pela consideração das pessoas em me eleger secretário. Foi gratificante.

 

3. Quem foram as pessoas que, na sua opinião, marcaram a vida do Grupo? Por quê?

 Lobão: Lucas, Matheus, Gustavo, Jackson e Nattaly. Eles me fizeram feliz no Grupo, intensificaram minha caminhada.

 

4. O que você espera do Grupo Jovem para os próximos anos?

 Lobão: Espero que tenha encontros mais dinâmicos, momentos de lazer e luais.

 

S. Gustavo Ferreira