Pesquisar no site


Contato

PJ News Jornal da Pastoral da Juventude

A IDOLATRIA DO SER DO PODER E DO QUERER

21/07/2011 07:50

 

A idolatria do Poder (II parte)


 

2ª  A Vaidade (O poder)

 

A idolatria do outro como objeto de prazer

 


Vem pela distorção da necessidade do reconhecimento e até mesmo da necessidade de ser amado. Ignorando a fraternidade e a solidariedade e pensa apenas em si. O apego aos elogios e a toda forma de prazer. É fazer tudo pelo só com interesse de ocupar lugares, cargos, de ser bem visto pelos outros.

 

 

Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34).

 

 

 

   

A vaidade e soberba é uma doença espiritual que atinge quem já esta no caminho. Quem afirma que não tem vaidade, já esta praticando. Nos não aceitamos com o que somos. Queremos sempre mudar algo em nós, seguir padrões de moda, estética... 

 

“Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim.”

(Gl.2,20)

 

Precisamos levar a nossa vida de forma simples. Um grande modelo de pureza, humildade e simplicidade foi: Nossa Senhora que conduziu consigo toda a simplicidade de onde foi e por onde andou. Sempre se apresentou nas horas de maior dificuldade com simplicidade. Nos remetendo a sua humildade. Ela exaltou o AMOR de Deus se manifestando em sua tão grande humildade.

 

 

 

Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.

(I Timóteo 4,12)

 



A Idolatria do Querer (I parte)

 

 

Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança

 

 

no Reino de Cristo e de Deus. (Efésios 5,5)

 

 

Segundo São Bento, existem três brechas por onde o pecado adentra em nosso coração. E nessas áreas que precisamos de uma maior vigilância, pois usam as nossas fragilidades humanas e espirituais para nos atingir e nos levar ao pecado.

 

 

 

 

 

A idolatria das coisas

1ª. A Cobiça (O Querer)

  

É o apego as coisas materiais, aos bens,  a corrida desenfreada do ganhar, e o do consumismo. Pecamos pela cobiça, pela ganância, fazendo do dinheiro um "deus", colocamos as riquezas materias a cima de tudo e de todos na vida. 

 

 

 

Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um

e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

(São Lucas 16,13)

 

Temos necessidade de criar em nos um profundo desejo de desapego, doação, de generosidade. Seguindo o exemplo de muitos santos, como São Francisco de Assis, que fez votos de pobreza e de doação as coisas de Deus. Pois, fez renuncia a todas as riquezas  para viver com os pobres, dando e dividindo tudo que tinha por AMOR ao próximo

Precisamos ter uma orientação e um controle sobre os nossos desejos e sentimentos, usando de muito AMOR, segundo esse mesmo AMOR que fomos criados. Para transformar a cobiça em um desejo natural de VIVER!

 

 

 

Frases:

 "Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna." 

"Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente desttuído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão." 

"Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

 

Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás

um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!

(São Mateus 19,21)

 

Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo”

(Lc 14,33)

 

Por: Eduardo Abreu

 

Assista o vídeo:

 

 

Continua...

 

 

 

Fontes:

https://www.bibliacatolica.com.br/

https://semearcultivar.blogspot.com/

https://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/

https://blog.cancaonova.com/saopaulo/2007/10/14/vaidade-e-soberba/

https://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=11&mes=7

https://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=4&mes=10