Pesquisar no site


Contato

PJ News Jornal da Pastoral da Juventude

Edição 4 - Semana Santa

26/04/2011 12:19

Papa João Paulo II

 

No dia 16 de outubro de 1978, o Cardeal Karol Wojtyla foi eleito Papa, assumindo o nome de João Paulo II. Foi o primeiro Papa polonês da história da Igreja, o primeiro não italiano desde 1522 e o mais jovem (58 anos) desde 1846.

João Paulo II caracteriza-se como pessoa de intensa oração e de grande atividade. Manifesta um carinho especial pela juventude. Instituiu as Jornadas Mundiais da Juventude e a próxima será em Madri, neste mês de 2011. Já realizou muitas canonizações (declaração de santidade de uma pessoa) e muitas beatificações. Entre as beatificações, está a de Madre Paulina, fundadora das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, no dia 18 de outubro de 1991, em Florianópolis-SC.

João Paulo II foi também duramente provado pelo sofrimento. Em 13 de maio de 1981, foi vítima de um atentado em plena praça São Pedro. O tiro de que foi alvo submeteu-o a uma delicada cirurgia com extração de parte do intestino.

No seu último Domingo de Páscoa, o Papa ainda abençoou os fiéis, mas pela primeira vez no seu pontificado não conseguiu pronunciar a tradicional 'Urbi et Orbi'.Faleceu no dia 02 de abril de 2005 devido sua saúde já estar muito debilitada e a doença de Parkinson muito avançada.

No dia 13 de Maio de 2005, o seu sucessor Bento XVI fez uma exceção à regra do Código de Direito Canônico em relação à beatificação de João Paulo II, tal como este havia feito em relação à Madre Teresa de Calcutá. Abrindo mão dos cinco anos que são dados para o início do processo. No dia 14 de janeiro de 2011 o Papa Bento XVI aprovou o decreto sobre um milagre atribuido ao Papa Wojtyla, permitindo a sua beatificação[46][47] que aconteceu em Roma no dia 1 de maio de 2011. Seu processo de beatificação foi o mais rápido dos últimos 700 anos. A celebração de seu dia será o 22 de outubro, aniversário de sua eleição ao pontificado.

 

 

 Domingo de Ramos

Ola amigos, venho relatar um pouco do domingo de ramos onde começa a semana santa. Bom, o domingo de ramos na nossa paróquia foi surpreendente, as três celebrações cheias e a noite com a missa solene no pátio, ficou pequeno para tanta gente. A nossa juventude também esteve presente na missa com muitos jovens. Esta celebração de domingo de ramos para nós é o inicio da paixão, morte e ressurreição de Cristo que se doou por nós para nos livrar do pecado.

Matheus dos Santos

Domingo de Ramos é muito importante para nós, porque Deus esta entrando em nossas vidas para perdoar nossos pecados. Neste domingo temos que estar com o Ramo levantado para Deus.

Paulo Henrique

 

 

  

Jesus ressuscitou e ressuscitou de verdade! Aleluia!

 

 

Cantemos, alegremo-nos e exultemos o Filho de Deus, Nosso Senhor, que ressuscitou dos mortos.

Cristo aceitou morrer na cruz para nos libertar do pecado e nos salvar pela Sua Ressurreição.

“Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou Seu Filho Único, para que todo o que Nele acredita não morra, mas tenha vida eterna.” (Jo 3, 16)

Por isso devemos aproveitar o dia em que celebramos a Páscoa não para comermos chocolate, mas sim para meditarmos o amor incondicional do Pai e ressuscitarmos como novos cristãos, vivendo o amor, a fraternidade e a caridade.

A Páscoa é a oportunidade de vida nova a todos os que buscam a verdadeira felicidade que emana do Sagrado Coração do Cordeiro de Deus.

Pois se você confessa com a sua boca que Jesus é o Senhor, e acredita com seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos você será salvo. (Rm 10, 9).

Gilmar Gusmão, Kainá Gago, Yasmin Santana

 

   


 

 

  Maio, mês de Maria e mês das Mães

 

 

Este é um mês especial! Mês das Mães.As Mães que Deus escolheu para nos gerar, criar, educar, proteger e amar. Não foi por mero acaso.É o Mês de MARIA, a Mãe de Jesus. Maria, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor.Maria é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora. O colo de Maria é maternal. Nele, encontramos abrigo e consolo. Ela nos conforta, nos acalenta. A presença da Virgem Maria em nossas vidas é real. Maria nos guia a cada momento. É mãe cuidadosa e amorosa com seus filhos. Assim, também, devemos ser com nossos filhos, semelhantes à Maria. A exemplo de Maria, mulheres, sejamos Mães com docilidade, paciência e serviço, tudo temperado com fartas doses de Amor para exercermos o dom nobre desta linda e especialíssima missão: MÃE!

 

 

Quinta-feira Santa

 

 

Mais do que a preparação para a Páscoa de Cristo, a quinta-feira santa é de suma importância para a Igreja Católica.

Isto porque, nesse dia, foi instituída a Eucaristia, o sacramento da Comunhão com o próprio Jesus. E, como se já não bastasse, instituiu-se também o Sacerdócio, parte principal do sacramento, tendo em vista que sem um não há outro.

Em nossa paróquia, além da linda demonstração de humildade do Lava-pés, tivemos a renovação dos votos sacerdotais do Padre Francisco, momento em que nos fez perceber como é bom ter um pároco em nossa comunidade, enquanto muitas comunidades no Brasil, sofrem com a ausência de um Padre.

Entretanto, o momento mais marcante da Celebração foi o desnudar do altar. O clima fúnebre fez-nos sentir como foi triste a condenação de Cristo e, como ainda hoje, nos momentos de fraqueza, rejeitamos aquilo que nos aproxima de Deus.

 S. Gustavo

 

 

 

Sexta-feira Santa

 

A sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão é o dia cristão que marca o julgamento, condenação, martírio, morte e sepultamento de Jesus Cristo. É na sexta-feira da paixão que Cristo percorre a Via Sacra onde Jesus carrega a sua cruz para ser crucificado. Depois de morto, Jesus é descido da cruz e sepultado em uma gruta lacrada por uma grande pedra. A pastoral da Juventude em conjunto com as demais pastorais, ficou responsável por encenar todos os momentos da Via Sacra, que começou dentro da igreja, seguiu pela rua e terminou no pátio da igreja, buscando evangelizar, emocionar e também buscar a reflexão do verdadeiro motivo da paixão de Cristo.

Glauber Bonfim

 

 

 

Sábado Santo: à espera da Ressurreição

 

 

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Em nossa comunidade, tivemos vários momentos que marcaram a Vigília Pascal. A Benção do Fogo e do Círio, fez com que nós cristãos entrássemos no mistério da Ressurreição de Nosso Senhor. A Procissão da Luz fez reacender em nós a chama de Cristo. A Celebração Eucarística foi especial. A comunidade foi agraciada com o batizado de quatro catecúmenos e, teve, ainda, a oportunidade de renovar as promessas do Batismo. Ao final, tivemos a Procissão do Ressuscitado, momento em que a Paróquia pode perceber o verdadeiro sentido da Páscoa: Vida Nova, Conversão e Partilha.

Fabiano Gonçalves, Patrick Carvalho e S. Gustavo

 

 

Setor Juventude Vicariato Lagos

 

 

Aconteceu dia 01 de Maio o II Encontro de Jovens do Vicariato Lagos do ano de 2011. O evento contou com presença de aproximadamente 400 jovens de diversas Paróquias e foi pura Unção. Esse dia foi escolhido por Deus, Dia de São José Operário, Aniversário de 7 anos de Ordenação do nosso Diácono Carlos, início do mês Mariano e dia da Beatificação do Papa João Paulo II que tanto incentivou e motivou a juventude, e uma de suas frases foi escolhida especialmente para tema deste nosso Encontro: “A vida com Cristo é uma aventura maravilhosa.” Tínhamos muito que louvar ao nosso Deus!

Tivemos diversos momentos: muita animação, Pregações, inclusive sobre o Papa João Paulo II, Adoração ao Santíssimo, Momento Mariano com reza do Terço. Vários Padres estiveram presentes: Padre Francisco que com todo carinho acolheu e incentivou toda Juventude, Padre Dionísio que nos fez refletir profundamente, Padre Ricardo que conduziu lindamente a Adoração e ainda a presença do nosso Bispo auxiliar, Dom Roberto que presidiu a Missa e fez uma Santa Homilia.

Agradecemos a participação e colaboração de todos, e fica registrado aqui nossa alegria por tudo ter dado certo, e não poderia ter sido diferente, pois este projeto com certeza já estava no Coração de Jesus.

Juventude acreditando que “Tudo podemos Naquele que nos fortalece.” Obrigado Jesus!!!

Carinhosamente,

 

Jaqueline Casañas