Pesquisar no site


Contato

PJ News Jornal da Pastoral da Juventude

Ceci Portugal Produtora do PHN

29/07/2011 16:16

 Entrevista: Eduardo Abreu

 

 

Ceci Portugal é publicitária, produtora do programa PHN da Canção Nova, tem 23 anos Nasceu em Belo Horizonte, MG.

Iniciou a sua carreira e o seu chamado vocacional na Paróquia Nossa Senhora Rainha em BH, na  produção de vídeos, que é sua grande paixão.

Trabalhou na TV, em um programa que leva os jovens a Santidade de Calça Jeans. Passando a produzir vídeos de bandas católicas. 

 

 

 

 

 

Entrevista:

 

(PJ News) PHN: O que é o PHN para você?                    

(Céci Portugal) O PHN é uma arma na minha luta diária contra o pecado para conseguir a santidade.

 

(PJ News) O que o PHN mudou em sua vida?

(Céci Portugal) PHN mudou tudo em minha vida! Hoje o que eu faço é em função o ter encontrado há alguns anos. Deixei amigos, casa, família para acrescentar um pouco ao PHN e vivê-lo mais intensamente.  

  

(PJ News) Como foi a sua conversão? 

 (Céci Portugal) Em 1999 meu pai decidiu sair de casa. Essa decisão abalou muito minha mãe que foi atrás de vários tipos de ajuda, até que algum tempo depois, ela conheceu um grupo de oração e passou a frequentar. Demorei um tempo para aceitar o convite da minha mãe, até que depois de uma aposta com Deus, que eu perdi, passei a ir a missa todos os domingo, e passei a ir também no grupo de oração. Eu tinha 14 anos quando fui convidada para ir num acampamento de jovens, em Belo Horizonte. Lá tive meu encontro pessoal com Deus.  Dois meses depois meu pai morreu. Isso me fez ficar ainda mais firme na fé. Graças a Deus conheci O conheci muito jovem então não cheguei a ser "estragada" pelo mundo antes da minha conversão. Depois de convertida, pude dar mais sentido a tudo que faço e quando caio, ergo-me ainda mais forte!

 


(PJ News) O que te levou a dar a vida no chamado à missão? O que você deixou para trás e o que ganhou?

(Céci Portugal) Tenho certeza de que toda profissão é necessária e digna. Mas ela passa a ter um sentido ainda maior quando você a faz colocando Deus no foco. Tem gente que trabalha por trabalhar, para ganhar dinheiro, viajar, sair com amigos, mas sempre fica um vazio. Eu tentei ligar as duas coisas. Fazer o que eu gosto para Aquele que eu amo. O que eu faço hoje faz sentido. Cada vídeo que eu produzo, edito, já imagino alguém sendo tocado, um sorriso dado. É lindo você saber que o seu trabalho causa emoções fortes nas pessoas e que principalmente as leva para mais perto de Deus. Sabendo disso, vale a pena ter deixado casa, família e amigos. Deus nos recompensa de formas que a gente nem imagina...

 


(PJ News) Você já teve algum encontro pessoal com Deus? Se teve, fale sobre esse encontro?      

(Céci Portugal) Sempre temos um momento que chamamos de primeiro amor, o primeiro encontro com Deus! Mas gosto de dizer que meu encontro pessoal com Deus acontece sempre que eu permito que Ele me encontre. Ele me espera todos os dias, mas nem sempre damos o tempo que Ele merece. E quando paramos para dedicar um espaço da nossa correria a Deus, Ele nos surpreende e nos deixa cada vez mais apaixonados e com vontade de O reencontrar.

  

(PJ News) Como é viver em comunidade na Canção Nova? 

(Céci Portugal) Deus usou de um modo diferente para me trazer para a Canção Nova. Já tinha pensado em me consagrar, mas ao longo do processo meu coração decidiu esperar. E então acredito que foi o próprio Deus quem trilhou os caminhos para que me convidassem a trabalhar aqui. Estou aqui há alguns meses, trabalhando diariamente e aprendendo muito com os consagrados, que me ensinam o valor de uma boa convivência com eles e principalmente com Deus. Viver aqui na Canção Nova é estar cada dia mais próximo de Deus, pois com tudo que ela me oferece, é impossível não querer me entregar cada dia mais 

 

De Entrevista Jornal PJ News



(PJ News) Você tem algum testemunho que gostaria de compartilhar com os jovens? 

(Céci Portugal) Um dia recebi uma carta de uma menina de Goiás dizendo que tinha escolhido prestar vestibular para Publicidade e Propaganda depois que viu o meu trabalho e viu que era possível servir a Deus dentro dessa profissão. Eu fiquei muito feliz e com a certeza de que o pouco que a gente faz, sem querer nada em troca, pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Tudo o que ela me escreveu dizendo dos meus vídeos do programa De Calça Jeans que tem no YouTube, me ajuda a não desistir quando bate um certo desânimo.  São atitudes pequenas que fazemos que muda uma vida. Você também pode entrar para a história de alguém, basta fazer tudo com o coração aberto!

 


(PJ News) É difícil ser missionário? Como fazer para ser? 

(Céci Portugal) Todos nós podemos ser missionários. Levar a palavra de Deus não tem hora nem lugar. Você pode levar a palavra de Deus de várias maneiras e em diversas situações. Mas o que eu acho mais importante é a forma que você se comporta em todos os lugares. Sabe aquele ditado que diz que um gesto vale mais do que mil palavras? Pois então, para um cristão esse ditado exige ainda mais atenção.  



(PJ News) Que conselhos você daria para os jovens viver o PHN?

 (Céci Portugal) Nós jovens tentamos imaginar como vai ser o futuro, o amanhã. Não é errado, afinal somos jovens e temos um certo frio na barriga em relação ao que vem por aí. Mas se realmente pensarmos no HOJE tudo fica mais fácil. É difícil pensar, mas vale a pena. Se por exemplo você, namora e vive a castidade, não se preocupe quando alguém tem pergunta "vai aguentar até o casamento?"; preocupe-se que você vive hoje. Hoje você e seu namorado, ou sua namorada vão buscar juntos a santidade. Ou até um exemplo simples, se você não tem paciência com seus pais, tenha HOJE. Por hoje não vou brigar com eles. Honre seu pai e sua mãe sempre! O PHN é maravilhoso. Nos leva para mais perto do céu e ainda nos ajuda na convivência com todos a nossa volta. Tudo aquilo que te preocupa num período maior, esqueça o longo prazo, e pense no HOJE!

 

De Entrevista Jornal PJ News