Pesquisar no site


Contato

PJ News Jornal da Pastoral da Juventude

Banda NAPAX

27/08/2011 15:58

 

       Entrevista: Eduardo Abreu

 

 

 

 NAPAX

 pop/rock

     

Tudo começou em 1995 quando o baterista Celso Prudente, 25 anos de estrada, que já participou de programas de TV e rádio seculares na Globo, Record, Bandeirantes com a banda de rock Trem das Cores (Gravadora 3M), se juntou ao tecladista Flávio Chiaradia na banda Kairós.
Começaram então a compor em parceria com um dos cantores da antiga banda – Sérgio Grillo.O sucesso das composições nas apresentações na Pastoral da Juventude, movimento cristão da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Lorena-SP, acabou chamando a atenção da gravadora CODIMUC.
  [...]

Fonte: http://musikcity.mus.br/emdivulg/napax.html

 

[...]

A atual formação tem origem em novembro de 2010, aqui em Lorena, com o Helio Duka nas Guitarras e vocal,Celso Prudente na bateria e Flavio Chiaradia nos teclados, fazendo um pop rock bem interessante e original (bem diferente do que é vendido hoje em dia).

Buscando passar uma mensagem nas músicas, a banda acabou encontrando um estilo próprio que acaba agradando a todos, sem discriminação de religião, raça, convicções, tradições ou política.

 

 

O nome NaPax tem uma origem interessante, reza a lenda que a banda se reuniu pra escolher o nome e não chegaram a nenhuma conclusão pro nome, entao Celso foi pra casa e no meio da noite ele teve um sonho (Ainda bem! Imagina se fosse no meio do ensaio, aí sim isso seria bizarro! Um baterista dormindo em pleno ensaio) e tinha escrito no papel o nome NaPax. No dia seguinte quando se reuniu com a banda, mostrou pro pessoal e foram pesquisar se o escrito tinha algum significado e descobriram que “PAX”  era “PAZ” em latim e NAPAX é como se fosse uma saudação, nome que realmente combinaria com a temática abordada pela banda.

Fonte: http://papofandangos.com/

 

 

   NAPAX

   pop/rock

 

    formada por Helio Duka, Flavio Chiaradia, Henrique Racz e Celso Prudente.
 
    www.myspace.com/napax

 

    @napaxoficial

 

 

 

 

Entrevista com o cantor Hélio Duka

23 anos,  Vocalista e Guitarrista da Banda NAPAX

 

(PJ News) Como que surgiu a Banda NAPAX? Fale um pouco como tudo começou.

(Hélio Duka - NAPAX) Nós crescemos em um mesmo meio, participávamos do mesmo grupo de oração, as aldeias de vida que são de criação do Pe. Pedro Cunha. O Celso e o Flávio já tocavam juntos e eu sempre me inspirei vendo eles tocarem. Surgiu uma oportunidade depois de muito tempo e nos encontramos de novo, juntamos nossos idéias, gostos musicais e idéias de missão. Assim surgiu a banda NAPAX.

 

(PJ News) O porquê do nome  “NAPAX”?

(Hélio Duka - NAPAX) Na verdade foi um sonho, estávamos na fase de criação, com o cd praticamente pronto e com a preocupação de escolher um nome para a banda, fizemos uma folha e colocamos várias sugestões e ficamos rezando para que viesse o nome mais apropriado. O Celso (Baterista) levou essa folha para a casa dele e dormiu, deixando-a ao lado da cama. De madrugada ele acordou com um sonho e no escuro mesmo pegou uma caneta e escreveu no papel, quando acordou e foi ler, tinha escrito NAPAX, que era um termo usado em todos os e-mails (fique NAPAX). Levou para a banda, ficou um nome forte, todos gostaram. Esse nome significa paz em latim. Pesquisando, achamos um símbolo da paz, que ganhou o prêmio Nobel. Esse símbolo era uma bandeira da paz levadas para várias guerras, e o nosso símbolo é uma releitura desses.

 

(PJ News) Qual é o objetivo missionário da banda NAPAX?

(Hélio Duka - NAPAX) Atingir a todo público que está dentro da igreja, mas, principalmente, independente de religião, crença, política, levar o nome de Deus e a Paz a todas as pessoas.

 

(PJ News) Conte-nos, para a galera do Vicariato Lagos sobre a sua música de trabalho, que esta estourando em todas as rádios católicas, “Passageiro”.

(Hélio Duka - NAPAX) A música “Passageiro” é música com um sentido muito forte, ela quer dizer que a vida é muito curta. E nós temos que viver como se cada dia fosse o último. Nós somos passageiros nessa vida, e temos que aproveitá-la com todo amor que Deus nos deu.

 

 

 

(PJ News) Quais são as expectativas de  seu primeiro trabalho, CD gravado?

(Hélio Duka - NAPAX) O pessoal pode esperar um cd bem diversificado com relação a gosto, dinâmica, um jeito diferente de tocar, de composição, de letra dentro da música cristã.

 

(PJ News) Que banda e estilo inspirarão a banda NAPAX em suas composições, o que levou a esse direcionamento musical rocking roll embalado por religião?

(Hélio Duka - NAPAX) Inspirados em cantores do meio secular, como Legião Urbana, procuramos levar o nome de Deus e as mensagens de paz e amor em uma batida diferente, com um pop rock. Temos várias referências, primeira referência forte que temos em arranjos são os Beatles, Foo Fighters, Incubus, Rosa de Saron. Cada um gosta de um estilo diferente dentro da banda. Eu escuto muito U2, uma outra banda cristã chamda Sweet Foot. Gostamos de música boa, que passe uma mensagem boa, sem rótulos.

 

 (PJ News) Como vocês percebem a importância de levar a mensagem de  Deus através do Pop Rock em suas canções para um público jovem?

(Hélio Duka - NAPAX) Creio que seja de total importância, porque a música é o meio mais rápido, como se fosse um injeção na veia, pois o jovem é movido por música, cem por cento movido por música, seja o estilo que for, está escutando música pelo celular, computador, mp3, uma maneira fácil de atingir o jovem. O jovem assimila a mensagem de Deus muito mais rápido com a música.

 

(PJ News) Como foi o chamado de vocês para a missão de evangelizar através do bom e velho rock n roll  usando a palavra de Deus? Trazem alguma experiência na bagagem?  Algum testemunho que gostariam de compartilhar? 

(Hélio Duka - NAPAX) Um fato que me recordo muito bem, estávamos tocando em um encontro de formação, era uma segunda-feira, e em uma das músicas passava em frente ao salão um rapaz que parou no meio da rua para escutar. Tempos depois vi esse jovem no nosso encontro e ele partilhou para meu pai, que naquele dia que ele ouviu a música, ele estava indo se matar, e passando por ali, se sentiu tocado pela música e não fez o que planejava. Esse é um momento que eu nunca mais irei esquecer.

 

 (PJ News) Que mensagem a banda gostaria de deixar para os jovens do Vicariato Lagos?

(Hélio Duka - NAPAX) Galera, ouçam muita música, música boa. Prestem atenção nas letras, nas mensagens. Ouçam o que Deus tem a dizer para vocês, Deus nos dá sinais a todos os momentos, mas as vezes não estamos aberto ao que Ele tem para a gente, são pequenos gestos que fazem você sentir a presença de Deus, até mesmo em um tropeção, quando ao invés de você chingar, você apenas sorri... Deus está aí, ao seu lado e é possível sim curtir a juventude e ser de Deus. Como dizia o Papa João Paulo II “Precisamos de santos que bebam coca cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, escutem música.” Minha mãe sempre me diz uma coisa que levo comigo: “Ser do mundo e não pertencer a ele!” Com certeza é possível. E todos vocês Fiquem NAPAX!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MusicPlaylistView Profile
Create a MySpace Music Playlist at MixPod.com